Sunday, October 25, 2009

Formação de bibliotecários digitais - principais objetivos


O objetivo é desenvolver a capacidade institucional das escolas e faculdades de biblioteconomia e ciência da informação para educar estudantes em um programa curricular tecnológico centrado nas pesquisas, questionamentos e realização de projetos informacionais digitais relacionados a bibliotecas digitais, virtuais, repositórios informacionais, etnografia digital, websemântica, engenharia de conhecimento, ontologias e demais tópicos relacionados.

Objetivos:

Objetivo 1. Desenvolver e avaliar o currículo que prevê uma especialização em estudos de biblioteca digital que educa e forma bibliotecários qualificados que desenvolvam suas carreiras neste sentido.

Objetivo 2. Criar uma infra-estrutura de digitalização que suporte 3 níveis de instrução em conhecimentos de digitalização.

Objetivo 3. Recrutar, educar e preparar estudantes que compreendam os fundamentos da construção e gestão de coleções digitais, e pretação de serviços virtuais. (Nível 1)

Objetivo 4. Formar um grupo de especialistas digitais, capazes de planejar, projetar e gerenciar toda a gama de iniciativas em ambientes informacionais digitais e virtuais, incluindo as questões de mobilidade e realidade aumentada. (Nível 2)

Objetivo 5. Iniciar investigações e publicações sobre as melhores práticas, criando modelos e estabelecendo as bases para futuras pesquisas em educação de gestores digitais e virtuais de informação. (Nível 3)