Tuesday, April 6, 2010

Presidência e presença na Internet

José Roberto de Toledo em seu Blog (http://blogs.estadao.com.br/vox-publica/) tem feito uma série de análises baseadas no uso das ferramentas 2.0 da Internet. A seguir, são apresentados algumas de suas análises, a fim de ilustrar as possibilidades de obtenção de informação e conscientização do eleitor.

"Há correspondência entre a presença dos candidatos a presidente na web e sua intenção de voto. Quanto mais aparecem, mais bem colocados nas pesquisas. Difícil apenas saber o que é o ovo e o que é a galinha: se é a preferência eleitoral que precede a fama internética ou vice-versa. Muito provavelmente é um ciclo virtuoso.

Maior intenção de voto abre mais espaço digital, torna o candidato mais famoso, aumenta o seu grau de conhecimento pelo eleitorado e o seu potencial de voto.

Abaixo, estão os gráficos de evolução das citações dos quatro principais candidatos a presidente do Brasil nos últimos oito anos na web, segundo o Google. Em vermelho, o número de citações acumuladas no período. Estão incluídos todos os tipos de websites, de blogs ao noticiário."



Ainda segundo Toledo, "percebe-se que o líder das pesquisas até agora, José Serra (PSDB), é também o mais citado na internet, segundo o Google. Os links com seu nome se concentram nos anos em que disputou eleições: 2002 (para presidente), 2004 (prefeito), 2006 (governador). Depois de eleito para governar São Paulo (tornando-se assim um possível candidato a presidente), Serra aumentou bastante seu espaço na web, independentemente das disputas eleitorais. Somou nesses oito anos 53 mil citações."



Continuando suas análises, Toledo observa que, "entre 2002 e 2010, Dilma Rousseff (PT) passou de anônima digital a “hit” na web. Sua popularidade digital tem picos que coincidem com sua nomeação para o Ministério das Minas e Energia no primeiro governo Lula (começo de 2003), com sua “promoção” a ministra-chefe da Casa Civil (2005) e com as indicações crescentes dadas pelo presidente, a partir de 2007, de que ela seria sua candidata à sucessão em 2010. Acumulou 47 mil citaçõesnesse período, segundo o Google."



"Ciro Gomes (PPS) depende das eleições majoritárias para se projetar na web. Seus picos de popularidade digital ocorreram em campanhas à Presidência. A primeira, em 2002, quando disputou com Serra e Lula, chegou a ficar em segundo lugar nas pesquisas, mas acabou caindo na preferência do eleitorado e no Google. Desde o ano passado, quando se lançou na corrida presidencial, teve uma nova escalada na web. Desde 2002, acumulou 15 mil citações."