Wednesday, April 7, 2010

Transmedia generation

Geração Transmídia

Segundo Henri Jenkins, a "cultura participativa é um fenômeno global. Os jovens de todo o mundo estão adotando a expressão e distribuição dos recursos do computador para criar e compartilhar seus próprios materiais culturais com os outros. Estão misturando as tradições da cultura popular local com as formas agora globalmente acessíveis de expressão digital, de uma maneira que não poderia ter sido imaginada por gerações anteriores. E ao fazê-lo, os educadores e os pais estão começando a reconhecer essas comunidades criativas como locais de aprendizagem informal que estão transformando a forma como esses jovens vêem a si mesmos e ao mundo. Em cada país, é diferente. Em cada país, é o mesmo."

"Transmedia storytelling represents a process where integral elements of a fiction get dispersed systematically across multiple delivery channels for the purpose of creating a unified and coordinated entertainment experience."

"More and more literacy experts are recognizing that enacting, reciting, and appropriating elements from preexisting stories is a valuable and organic part of the process by which children develop cultural literacy."



Conheça mais sobre a abordagem da transmídia no blog de Henri Jenkins
http://henryjenkins.org/2010/03/transmedia_generation.html

A International Communication Association mantém varias publicações a respeito do tema das comunicações. Recente número especial da Popular Communication: The International Journal of Media and Culture (aka PopComm) apresenta vários artigos sobre a questão da convergência digital na América Latina.